Engana-se quem pensa que os benefícios da rinoplastia se limitam à estética. Ao alterar as estruturas nasais, é possível melhorar significativamente a qualidade da respiração do paciente.

Além disso, a rinoplastia também traz benefícios ao corrigir desvios de septo e ao promover a harmonização facial, tornando o conjunto do rosto mais simétrico.

Para um melhor entendimento dos benefícios da rinoplastia, o Dr. Mário Ferraz, referencia mundial em rinoplastia, irá explicar todas as particularidades dessa cirurgia plástica no nariz. 

Benefícios da rinoplastia: estéticos

A maioria dos pacientes que buscam a rinoplastia expressa preocupações relacionadas à aparência do nariz. As queixas mais comuns no consultório do cirurgião plástico estão relacionadas ao “calombo” – ou seja, um osso proeminente na giba nasal -, ponta caída e narinas muito largas. É também comum que os pacientes se refiram ao “nariz de batata” ao descrever uma ponta arredondada e pouco definida.

No entanto, essas não são as únicas condições que podem causar desarmonia entre o nariz e o restante do rosto. Outros benefícios estéticos da rinoplastia podem incluir:

• Ajuste do tamanho do nariz, aumentando ou diminuindo;
• Melhora da proporção do nariz em relação às outras partes do rosto;
• Redução do tamanho das narinas;
• Refinamento do nariz;
• Redução da projeção da ponta (“nariz de Pinóquio”);
• Correção da rotação excessiva (“nariz arrebitado”);
• Definição do dorso nasal, realçando as linhas estéticas.

Para garantir que os benefícios estéticos da rinoplastia sejam satisfatórios, é essencial realizar uma análise detalhada do paciente, levando em consideração pontos como características étnicas e a forma de outras estruturas faciais que se relacionam diretamente com o nariz, como testa, boca e queixo.

O objetivo da intervenção cirúrgica no nariz é alcançar um resultado o mais natural possível, portanto, é fundamental que o cirurgião escolha a técnica mais adequada para proporcionar os benefícios desejados da rinoplastia.

Benefícios da rinoplastia: melhora da respiração

Já é evidente que a rinoplastia exerce grande influência na saúde e no bem-estar do paciente, sendo que um dos principais benefícios desse procedimento é a melhora da função nasal.

Inúmeros pacientes enfrentam dificuldades respiratórias decorrentes de condições como desvio do septo e hipertrofia dos cornetos, por exemplo. Assim, além de aprimorar a estética do nariz, um dos benefícios da rinoplastia é possibilitar ao paciente uma melhor respiração, o que impacta diretamente em sua qualidade de vida.

Pacientes com desvio de septo e hipertrofia dos cornetos nasais têm maior propensão ao desenvolvimento de distúrbios do sono, como apneia e ronco. Além disso, aqueles que não respiram adequadamente têm dificuldade em praticar atividades físicas satisfatoriamente, o que pode levar ao sedentarismo e todas as consequências associadas a essa condição, como o aumento do risco de doenças cardiovasculares, incluindo infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Blog

O Instituto Mário Ferraz possui Atendimento Especializado para Pacientes Internacionais

Na busca pela excelência e abrangência em nossos serviços, oferecemos atendimento especializado para pacientes internacionais.

Novo Corpo Clínico Instituto Mário Ferraz

O Instituto Mário Ferraz tem a alegria de anunciar a adição de dois médicos notáveis ao seu Corpo Clínico em 2024. 

Que cuidados devo ter após realizar o lifting facial?

O Lifiting Facial, também conhecido como Facelift, é uma técnica avançada de rejuvenescimento facial que visa corrigir a flacidez e os sinais de envelhecimento no rosto.

Quanto tempo demora para ver o resultado de uma rinoplastia?

A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que pode trazer mudanças significativas no formato e na função do nariz.

Como funciona uma consulta no Instituto Mário Ferraz

No Instituto Mário Ferraz, nossa abordagem às consultas transcende o comum.